Pregação no Ocidente medieval: considerações historiográficas sobre os sermões de Leão de Roma (440-461) e Cesário de Arles (502-542)

Autores

  • Paulo Duarte Silva

Resumo

O tema da pregação medieval tem recebido crescente atenção historiográfica nas últimas décadas. Contudo, a maior parte das pesquisas referentes ao assunto concentram-se nos períodos conhecidos como Idade Média Central (séculos XI-XIII) e Baixa Idade Média (séculos XIV-XV). Deste modo, os primeiros séculos do Ocidente medieval são frequentemente negligenciados. Neste artigo examinamos as discussões específicas associadas ao estudo dos sermões de Leão e Cesário, respectivamente bispos de Roma (440-461) e de Arles (502-542). O debate historiográfico aqui proposto toma como referência as recentes contribuições gerais associadas ao campo de pesquisa, atentando particularmente aos sermões que tais bispos dedicaram às festas cristãs.

Biografia do Autor

Paulo Duarte Silva

Professor Adjunto A da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestre (2009) e Doutor (2014) pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada da mesma instituição (PPGHC-UFRJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Sermões e pregação medieval; Igreja Medieval; Calendário e festas cristãs; Concílios da Igreja Medieval; Idade Média e Medievalidade; Reinos Bárbaros/Romano-Germânicos do Ocidente. E-mail: pauloduartexxi@hotmail.com

Downloads

Edição

Seção

Artigos